NOTÍCIAS
Home - IBGM Informa

Tendências para um mundo pós-Covid

Publicado em 08/04/2020

INOVA CONSULTING publica White Paper com os futuros impactos e as principais tendências que deverão emergir no pós-pandemia

Por Luis Rasquilha

Quem, na virada de ano de 2019 para 2020, poderia prever um momento como este? Esta é uma das questões mais colocadas neste momento de transformação que estamos vivenciando, resultado de um vírus que se espalhou rapidamente pelo mundo. De repente, tudo mudou! Não esperávamos que seríamos atingidos por algo que estava acontecendo tão longe, tão rápido! E aí, tudo aquilo que era normal (trabalharmos, fazermos reunião, irmos para escola estudar, ir ao shopping e ao cinema, ao mercado…) deixa de ser. Criaram as tais das barreiras não farmacológicas, que restringem basicamente o convívio social, que é exatamente o que nos diferencia como seres humanos.

A relação humana deixou de ser normal e passou a ser um problema! Não há uma resposta objetiva para esta questão, mas uma coisa é certa: a dinâmica de transformação do mundo não é apenas tecnológica. É bem mais profunda e, nesse contexto, talvez fosse previsível que, aos primeiros sinais recebidos sobre a origem e gênese do vírus se antecipasse, que muita coisa mudaria.

O White Paper ‘Tendências para um mundo pós Covid-19’ resulta da análise e observação atenta do fenômeno Covid-19, não do ponto de vista médico, mas do ponto de vista do DNA da Inova: quais impactos futuros e quais as tendências principais deverão emergir no pós-pandemia (sim, porque ela passará e quando isso acontecer há que estar preparado para um novo normal)?  A forma como cada uma pode e deve ser abordada e aplicada depende de cada empresa, negócio e região. E talvez em alguns meses seja necessário atualizar este documento, por isso ele não é um Trend Report, mas um White Paper.