informa
GARIMPO 4.0 – ANORO E IBGM SE UNEM EM PROL DA PEQUENA MINERAÇÃO SUSTENTÁVEL.
Publicado em 19/08/2021Visando superar uma histórica incapacidade de articulação de um projeto de desenvolvimento sustentável na pequena mineração de ouro, a ANORO e o IBGM decidiram unir esforços, experiências e capacidade técnica para promover as boas práticas no garimpo. Infelizmente, ao longo dos anos, em vez de ser reconhecido como uma das fontes de solução dos problemas nacionais, o garimpo de ouro passou a ocupar as páginas policiais, sendo sistematicamente, criminalizado e reprimido, prejudicando a imagem do setor joalheiro no Brasil no exterior.
O mundo todo reclama um maior respeito ao meio ambiente e é nesse contexto que o Projeto Garimpo 4.0 se insere e busca desenvolver, diretamente no garimpo, diretamente com o pequeno minerador, promover políticas de preservação ambiental, sustentabilidade e boas práticas de operacionais. O projeto está intimamente integrado com as cooperativas de garimpeiros dos estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins e tem como eixos de atuação os seguintes objetivos:
- Exploração mineral sustentável;
- Conservação e revitalização do bioma amazônico;
- Rastreabilidade do ouro desde a sua origem;
- Formalização da comercialização do ouro;
- Humanização da figura do profissional garimpeiro;
- Valorização da atividade garimpeira.
O Projeto Garimpo 4.0 será apresentado ao setor joalheiro através das redes sociais do IBGM e, ao longo de todo o segundo semestre em diversos eventos como a Feninjer, Tecnogold e no Seminário Tecnológico do Rio de Janeiro em novembro próximo. Além disso, o Projeto estará sendo divulgado nos eventos internacionais que o IBGM promove através do projeto APEX.