informa
IBGM lamenta a morte de Raul Jungmann, presidente do IBRAM
Publicado em 18/01/2026
Foto Divulgação: Raul Jungmann presidente do Ibram
O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) recebe com profundo pesar a notícia do falecimento neste domingo, 18 de janeiro, de Raul Jungmann, atual diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e uma das figuras mais proeminentes da gestão pública e setorial do Brasil.
Raul Jungmann dedicou décadas de sua vida ao serviço público e ao desenvolvimento institucional do país. Ao longo de sua notável carreira, ocupou cargos de alta relevância, tendo servido como Ministro de Estado da Segurança Pública, Ministro da Defesa e Ministro do Desenvolvimento Agrário. Sua trajetória foi pautada pelo diálogo, pela defesa da democracia e pelo fortalecimento das instituições brasileiras.
À frente do IBRAM, Jungmann foi um articulador fundamental na promoção de uma mineração mais sustentável, ética e integrada à sociedade, trabalho que gerou sinergias importantes com toda a cadeia produtiva mineral, incluindo o setor de gemas e metais preciosos representado pelo IBGM.
A vice-presidente de Relações Institucionais do IBGM, Carla Pinheiro, manifestou seu respeito à trajetória do líder. “Raul Jungmann foi um homem de Estado na acepção mais completa do termo. Sua capacidade de interlocução e sua visão estratégica foram fundamentais para aproximar os setores produtivos das grandes questões nacionais. Perdemos um interlocutor brilhante, um entusiasta do Brasil e, acima de tudo, um homem de caráter íntegro”
“O setor da mineração perde uma de suas vozes mais lúcidas e comprometidas. Raul não apenas liderava com excelência, mas inspirava confiança e união em prol de um país mais forte”, lamentou a presidente do Conselho de Administração do IBGM, Roseli Duque.
Neste momento de luto e consternação, o IBGM estende suas mais sinceras condolências à sua esposa, Nathalie Kuperman, aos seus filhos, familiares, amigos e aos colegas do IBRAM.

Carla Pinheiro, VP de Relações Institucionais do IBGM, e Roseli Duque, Presidente do Conselho de Adm. do IBGM, receberam Raul Jungmann, presidente do IBRAM, e sua esposa Nathalie Kuperman, diretora do programa @elabora.social, durante a #FENINJER78