informa
O desenho de joias e uma norma técnica como orientação
Publicado em 01/04/2022ABNT abre consulta pública para a norma ‘Desenho técnico – Representação gráfica de joias – CEE-237’ até 25 de abril
Por Engracia M.L.Costa Llaberia
Há tempos o desenho de joias vem sendo utilizado para novas criações, abrindo espaço para a contratação de profissionais criativos e designers pelas empresas do setor, tanto de joias, como de folheados e bijuterias.
No entanto, para muitos desses profissionais e, especialmente, para os empresários, ainda é desconhecido o que deve ser apresentado em um projeto, além do desenho artístico, o que muitas vezes inviabilizou, até aqui, muitos desses desenhos para a produção, particularmente a industrial.
São inúmeros os relatos de empresários que arquivaram desenhos comprados, ou que necessitaram a mobilização de outros funcionários da linha de produção para os tornarem viáveis, onerando custos, causando-lhes prejuízos. Por esse motivo, buscou-se o estudo de parâmetros para a representação gráfica de joias em projetos criativos.
A norma foi estudada por mais de 2 anos por um grupo de profissionais de diversas áreas de atividade na joalheria e na indústria, de forma voluntária, resultando em um texto e imagens que servirão como referência para novos profissionais, para escolas e para que os empresários a tenham como orientação na contratação de novas criações.
A norma já está em consulta pública pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, para que todos a possam conhecer e ainda opinar, com comentários e sugestões técnicas até o dia 25 de abril de 2022, para ter sua publicação na sequência.
Para acessá-la clique no link ABNT OnLine, depois em ‘Serviços’ e em ‘ABNT/CEE-237 Desenho Técnico’. É necessário se cadastrar no site para visualizar o documento.