NOTÍCIAS
Home - IBGM Informa

21ª TECNOGOLD confirma vitalidade do ramo

Publicado em 28/10/2021

Por Ecio Morais

Com 18 meses de atraso devido à pandemia, a 21ª TECNOGOLD, ocorrida entre os dias 21 e 23 de outubro, em São Paulo, demonstrou a vitalidade e resiliência do ramo joalheiro no Brasil. A Feira foi um sucesso de público, de negócios gerados e todos os expositores confirmaram presença na próxima edição, prevista para junho de 2022.

A TECNOGOLD é uma feira de máquinas, equipamentos e insumos para a indústria. Uma feira voltada para quem deseja investir em tecnologia e aprimorar seus processos fabris e de gestão, ou seja, uma feira para aqueles que acreditam no futuro. O resultado do evento mostrou que um enorme contingente de industriais, de pequenas oficinas e de novos entrantes no ramo estão com seu negócio ativo e vislumbrando um futuro mais promissor. Apesar da crise da Covid-19, o setor joalheiro está vivo, dinâmico e apostando no país.

O Brasil pode se tornar uma potência mundial no mercado joalheiro. Somos grandes produtores de ouro, de gemas, temos uma base industrial instalada, uma cultura criativa, miscigenada e alegre e um mercado interno pujante como esteio para esse crescimento. Apesar de todas as dificuldades provenientes de um ambiente de negócios hostil, carga tributária inadequada e burocracia asfixiante, temos todos os motivos para acreditar e investir em uma cadeia produtiva mais profissional e mais competitiva nacional e internacionalmente.

Há quase 45 anos, o IBGM trabalha para que esse projeto se torne uma realidade. A FENINJER tem auxiliado as principais indústrias do ramo a prosperar e conquistar seu espaço. Nosso programa de exportação com a APEX viabiliza cerca de 30% do valor exportado pelo setor (joias, gemas lapidadas e artefatos de pedras), os laudos emitidos pelo nosso laboratório gemológico são os de maior credibilidade no país e, por fim, o Instituto batalha diariamente para defender os interesses do setor junto aos governos nas diferentes esferas.

Com maior harmonia e unidade no empresariado, com investimento na modernização do parque fabril, com o aprimoramento da gestão e investimento na expansão das exportações, o Brasil poderá se tornar uma potência industrial joalheira ao nível da potência mineral que se encontra adormecida em seu subsolo.