IBGM na rede
NOTÍCIAS
Home - IBGM Informa

Sangue, suor e lágrimas

Publicado em 18/03/2020

História de superação e disciplina a nos inspirar diante do cenário atual

Por Ecio Morais

Seguramente nenhum ser humano vivo presenciou uma crise de saúde pública com as dimensões da atual pandemia do Covid-19. A referência histórica mais próxima de um surto global desse porte, a Gripe Espanhola, ocorreu há quase 100 anos, em 1918.

A experiência dramática que se desenrola na China e na Europa antecipa para o Brasil o cenário de uma longa e dolorosa batalha contra um inimigo invisível e sorrateiro. Nessa luta contra o vírus, nossa principal arma deverá ser a razão, a ciência e o bom senso. Infelizmente, itens relativamente escassos em uma sociedade polarizada, carente de lideranças e diuturnamente bombardeada por fake news, desinformação e manifestações explícitas de ignorância política. Por outro lado, como todos sabem, é na adversidade que se forja o caráter e que, muitas vezes, se constrói o capital cívico que muda o rumo de muitas nações. As crises sempre deixam uma lição e um duro aprendizado.

Nos próximos dias, o Brasil certamente viverá um drama que custará muitas vidas humanas e perdas materiais. Ao final desse processo, no entanto, poderemos estar mais fortes e mais unidos.  A batalha no curto prazo contra a epidemia não pode nos desviar da rota das reformas estruturais que nossa economia demanda há décadas e da construção de um país mais próspero e menos desigual.

A provação que o Covid-19 submeterá ao povo Brasileiro nos próximos meses terá que deixar um significado, um legado de superação e um país mais maduro. Resiliência e responsabilidade serão as palavras-chave, os fios condutores que deverão nos guiar nos próximos dias.

Se não existe exemplo na história contemporânea de um surto epidêmico como esse, existem por outro lado, histórias de superação e disciplina a nos inspirar. No início da Segunda Grande Guerra, durante 08 meses, a Inglaterra lutou sozinha contra o poderoso exército Alemão.  Ao declarar guerra à Hitler, Winston Churcill, o sexagenário Primeiro Ministro britânico, em um discurso ao povo Inglês, afirmou que não prometia nada naquele momento, apenas “sangue, suor e lágrimas”. O povo entendeu a mensagem e deixou para o resto da humanidade um exemplo de coragem, determinação e perseverança.

Tags: