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Precious Brazil movimenta o mercado de exportação de gemas e joias
Publicado em 20/03/2018Nascido da parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos), o Precious Brazil é um projeto setorial que tem como principal objetivo apoiar e promover marcas e empresas que queiram expandir seus negócios para o exterior. Nos últimos anos, a alta procura por material brasileiro lá fora movimentou o mercado de exportação de gemas e joias e colocou o país como um dos principais fornecedores de matéria-prima para a indústria joalheira.
De acordo com dados fornecidos pelo IBGM referentes ao ano de 2017, mais de 67% das exportações brasileiras de pedras coradas, joias, bijuterias e folheados foram realizadas por empresas que fazem parte do Precious Brazil, responsáveis por gerar US$ 133.818.633,00 em exportação para 110 destinos diferentes. Estados Unidos e Hong Kong/China merecem destaque porque representaram um total de 60% das exportações brasileiras.
Para este ano a expectativa é positiva, já que em janeiro de 2018 houve um crescimento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. A GJX – Tucson, primeira feira do calendário de eventos, atraiu 37 empresas brasileiras, que informaram melhor desempenho nas vendas em relação à edição de 2017.
Segundo Écio Morais, diretor do IBGM, “o projeto é importante para valorizar e promover o Brasil no exterior e é com a ajuda dele que cada vez mais as nossas marcas estão conquistando novos mercados”. Marinalva Lima, proprietária da empresa BGC – Brasil Gem Commerce, concorda com o Écio e ainda afirma que “o Precious Brazil visa beneficiar os expositores brasileiros e dar visibilidade ao nosso país lá fora”, afirma.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Sobre o Precious Brazil
O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras ou internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 160 empresas do setor.
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