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‘Brazilian Minerals’ é selecionado como case de sucesso pela Apex-Brasil

Publicado em 14/10/2021

A ação exportadora, integrante do Projeto Setorial firmado com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, tem destaque por seu alinhamento com as práticas de sustentabilidade

O ‘Brazilian Minerals’ é um coletivo de 15 empresas com forte potencial exportador de minerais trabalhados como artigos de decoração, itens de coleção, acessórios de uso pessoal e souvenir, conduzido pelo IBGM em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por meio de seu projeto setorial Precious Brazil.

Atualmente, todas as empresas participantes estão sediadas na cidade de Soledade, no estado do Rio Grande do Sul, e possuem todas as licenças e certificações necessárias para a realização de suas atividades. Elas operam exclusivamente com produtos oriundos de garimpos licenciados que seguem as normas dos órgãos fiscalizadores competentes, incluindo o uso de Equipamentos de Proteção Individual necessários para a prática de garimpagem. Cabe destacar também que as empresas participantes estão em estreito alinhamento com as práticas de sustentabilidade na produção e possuem uma política de transparência junto aos seus clientes, valorizando a satisfação e confiança a longo prazo.

Diante destas características, pode-se afirmar que a sustentabilidade é a grande marca do Brazilian Minerals, fato que ganhou visibilidade dentre todos os projetos conduzidos pela Apex-Brasil junto aos órgãos representantes dos mais diversos segmentos. A ação, que no ano de 2020 exportou mais de USD 800 mil, mesmo em período de pandemia, foi selecionada como case de sucesso e foi apresentada durante o encontro com os gestores da Apex-Brasil, no dia 6 de outubro, em São Paulo.

Certificados e Licenças Ambientais

O ingresso nesta ação por parte das empresas está vinculado à exigência dos seguintes certificados e licenças ambientais, de modo a propiciar maior segurança institucional às comunidades onde operam, às suas próprias atividades e ao mercado como um todo:

  • Licença de Operação da FEPAM – Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler ·http://www.fepam.rs.gov.br
  • Licença IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis · http://www.ibama.gov.br/
  • Licença do Exército (uso de ácidos para limpeza das pedras)
  • Licença do Corpo de Bombeiros
  • Licença da Polícia Federal
  • Alvará municipal, estadual e federal

As empresas do Brazilian Minerals se destacam, ainda, por sua forte mentalidade associativa, fruto de um trabalho articulado que envolve a parceria com o  Sindicato das Indústrias de Joalheria, Mineração, Lapidação, Beneficiamento e Transformação de Pedras Preciosas do Rio Grande do Sul – Sindipedras. Por meio dessa união de esforços, o grupo se fortalece, o que vem permitindo a tomada de decisões estratégicas de forma colegiada para fortalecimento da imagem do Brasil como um importante fornecedor de minerais de qualidade, com uma oferta diversificada e um padrão de qualidade no atendimento aos clientes.

Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex- Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Sobre o Precious Brazil
O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a Apex- Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 50 empresas do setor.