A reputação é um ativo valioso para qualquer empresa e setor. Ela interfere no nível de confiança que o público credita em um negócio e, por consequência, o quanto ele deseja se aproximar de uma marca ou de um mercado. 

O governo, a imprensa e as redes sociais têm apontado o mercado joalheiro como responsável pela crise humanitária dos povos indígenas decorrente do garimpo ilegal. Algumas personalidades e entidades também estão propondo um boicote ao uso de joias de ouro como solução do problema, prejudicando os negócios!

Essa campanha difamatória penaliza as empresas e os profissionais de todos os elos deste setor, inclusive aquelas que relacionam a sustentabilidade no topo da sua cadeia de valor. 

É hora de valorizar o setor !

É preciso agir em prol da reputação do mercado joalheiro, mostrando sua seriedade e representatividade. A indústria joalheira agrega valor ao ouro e às gemas produzidas no Brasil, gerando empregos, renda, divisas internacionais e prosperidade ao país. Inclusive os impostos arrecados pelas empresas devem ajudar a financiar ações de combate ao garimpo ilegal. 

A vocação mais profunda da joalheria está relacionada ao valor simbólico – decorrente das emoções, das conquistas e dos sentimentos de alegria e bem-estar de quem veste uma joia! E isso não pode se perder.

PROTEGER A REPUTAÇÃO DO MERCADO
JOALHEIRO É PROTEGER SEU NEGÓCIO.
ENTENDA MAIS
Alguns aspectos merecem atenção especial. Veja quais são eles e como o IBGM vê as questões que se impõem ao setor joalheiro.

O MERCADO JOALHEIRO É RESPONSÁVEL PELO GARIMPO ILEGAL?

O garimpo ilegal, como o nome diz, ocorre fora da lei. O combate a ele exige soluções eficientes, que passam por legislação, medidas regulatórias e fiscalização intensa, a serem implementadas pelos três poderes nacionais.
É importante separar, portanto, o mercado joalheiro legítimo – uma importante força econômica e social, que gera mais de 200 mil empregos diretos, renda e impostos, que podem ser investidos, inclusive, para fiscalização de garimpos ilegais - da criminalidade, que infelizmente atinge a todos os setores e a sociedade.

É importante separar, portanto, o mercado joalheiro legítimo – uma importante força econômica e social, que gera mais de 200 mil empregos diretos, renda e impostos, que podem ser investidos, inclusive, para fiscalização de garimpos ilegais - da criminalidade, que infelizmente atinge a todos os setores e a sociedade.

O QUE O SETOR JOALHEIRO PODE FAZER NO CENÁRIO DE CRISE QUE SE INSTALOU?

A indústria joalheira adquire o ouro amparado nos princípios legais, de empresas legalmente constituídas para fazer essa operação, as DTVMs. Contudo, a etapa anterior da cadeia produtiva tem desafios a superar para garantir a rastreabilidade do metal, em consequência de políticas públicas ineficientes de fiscalização e formalização do garimpo.

As mudanças são profundas, passando pela representação de ideias e interesses legítimos do setor junto aos poderes nacionais estabelecidos, e pelo esclarecimento e prestação de informações genuínas sobre o mercado à mídia e à sociedade. Portanto, cabe a todas as empresas do setor joalheiro contribuir com esse novo ecossistema e seu impacto no ambiente de negócios diante das novas ameaças e oportunidades de mercado.

POR QUE O IBGM ESTÁ SE ENVOLVEDO NESSE PROBLEMA?

O IBGM repudia a crise humanitária contra os povos indígenas brasileiros e não compactua com a exploração ilegal de ouro e de outras matérias-primas, nem com condições inadequadas de trabalho. E sendo o Instituto o representante da indústria e do varejo, cabe a ele o papel de porta-voz destes segmentos, mobilizando os órgãos públicos e os empresários para as mudanças necessárias.

Neste sentido, é sugerido que cada empresa esclareça suas políticas e valores a seus clientes, porém, que direcione ao IBGM as consultas recebidas pelos veículos de comunicação sobre temas como esse que ameaça à integridade do mercado joalheiro.

POR QUE A REPUTAÇÃO E OS NEGÓCIOS DO SETOR ESTÃO AMEAÇADOS?

Somos elos de uma mesma corrente e esta crise afeta a todos, considerando que os segmentos são interdependentes, desde extração de matérias-primas, passando pelas DTVMs, indústrias de joias e folheados, atacados e joalherias.

O cenário atual impõe diversas limitações a todas as empresas: desde barreiras mercadológicas, inclusive no exterior, até problemas de abastecimento com o risco iminente de falta de ouro para a produção dos produtos. Somado a isso, a barreira cultural do anticonsumo pode se estender às salas de aula, impactando diretamente jovens em formação ao ter acesso às informações errôneas ou equivocadas sobre as dinâmicas do mercado joalheiro.
Portanto, é necessário que cada empresário compreenda que essa situação não é apenas uma ‘nuvem passageira’, mas sim uma grande ameaça, e se mobilize para contribuir com soluções que impeçam que o garimpo ilegal continue a prejudicar nossos povos indígenas, a Amazônia e o setor joalheiro do Brasil.

MINHA EMPRESA É LEGAL E SUSTENTÁVEL. POR QUE DEVO ME PREOCUPAR?

Ainda que sua empresa tenha a legalidade e a sustentabilidade como pilares estruturantes do negócio, ela deve se mobilizar para mostrar seu valor, desvinculando a atividade joalheira legal da criminalidade. Os danos de uma campanha de difamação podem ser imensuráveis, a exemplo da proposta de boicote ao uso de joias de ouro, endossada por personalidades e algumas entidades, que se nutrem da velocidade e abrangência das redes sociais para disseminar opiniões negativas sobre o setor.

Todos são impactados, sem exceção!

ESSA CRISE IMPACTA OS NEGÓCIOS NO MERCADO INTERNACIONAL?

A tragédia humanitária com os Yanomamis, fruto de fiscalização e monitoramento ineficazes dos órgãos públicos competentes, ganhou grande visibilidade internacional. As recentes notícias envolvendo os povos indígenas brasileiros podem agravar o ambiente de negócios no exterior, prejudicando as exportações que, só em 2022, resultaram em mais de 5 bilhões de dólares.
Em paralelo, o mercado joalheiro mundial vem exigindo, cada vez mais, transparência nos negócios em toda a sua cadeia de abastecimento, além de estar sensibilizado para o aprimoramento das certificações.

Portanto, cada empresa deve zelar por uma rede sustentável de fornecedores e clientes, além de se mobilizar para desvincular o setor e a atividade joalheira legal brasileira da criminalidade.

DIGA NÃO AO IMPOSTO SELETIVO

Além do grave problema de reputação, o mercado joalheiro enfrenta outra grande batalha contra a aprovação do imposto seletivo, no âmbito da reforma tributária.

O tributo, caso seja aprovado como se encontra hoje, trará ganhos irrisórios para Zona Franca de Manaus, e, por sua vez, acarretará danos irreparáveis à cadeia produtiva da indústria de joias, gemas, folheados e bijuterias.

Entenda a PEC 45/2019 e seus impacto ao setor joalheiro

LUTAR CONTRA O IMPOSTO SELETIVO
É LUTAR EM PROL DA SUA EMPRESA

O QUE O IBGM PROPÕE?

O momento é de evitar perdas, criando soluções coletivas. Por isso, o IBGM está promovendo os seguintes esforços em defesa da categoria:

Relações com a imprensa: reputação e imagem.

Apresentação do setor em relação aos temas em foco para atenuar as notícias danosas, mostrando os impactos positivos deste mercado na economia e na sociedade.

Programa de Advocacy: mobilização e defesa de causa.

Argumentação e defesa de pleitos do setor junto ao governo para influenciar a criação de políticas públicas efetivas, priorizando a reversão do imposto seletivo.

Campanha de Comunicação: educação e visibilidade do setor.

Ação voltada ao consumidor final para valorização do setor e educação sobre os produtojs do mercado joalheiro, a fim de combater o iminente boicote ao uso de joias.

SOMOS ELOS DE UMA MESMA CORRENTE.

Esta crise afeta a todos. Portanto, a soluçao é coletiva!
Cada um faz diferença.

RESULTADOS
Resultados das ações de valorização e defesa do mercado joalheiro até o momento:

LISTA DE CONTRIBUINTES

ADEMAR GIUSTINO

ALCANTARA

ALMAZJOIAS_

ARICANGA MINE

ART G

ART´OURO E GEMAS

ARTE EM GEMAS

AUSTRIA MINERAL LAB

BACKER&STOREL

BART GEMS

BC GEMAS DO BRASIL

BDG

BELMONT

BEN SABBAGH

BERYNO GEMS

BEZIM PEDRAS

BGC BRASIL GEM COMMERCE

BIWA

BRASIL GEMLAND

BRAZIL IMPEX

BRAZIL PARAIBA MINE

BRÜNER

CAMAFEO

CELLINE METAIS

COSMOS COLORED GEMSTONES

COSTANTINI

DERI JOALHEIROS

DUARTE & BASTOS

E&E GEMAS

EMPIRE

ENE2ESE EIRELI

ESMEBRAS

ESTRELA DO SUL MINERAÇÃO

GEMAS DO MUNDO

GEMEXTRA

GIRELLI JOIAS

GOLCONDA

GOLDBACKER

GRACIANO SPECIAL GEMS

GRP GEMAS & MINERAIS

GRUPO INOVA JOIAS

GUILHERME DUQUE

HIPERGEMAS BRASIL

ÍCARO JOIAS

IGNIUS

ITAGEMAS

J.E GEMAS

J.M. LAPIDAÇÃO

JACOB PEDRAS BRUTAS

JM GOLD

JS GEMS

KIMBERLY METAIS

LLOYD

MABE PEDRAS

MANOEL BERNARDES

MBERNARDES GEMS

MCGYVER STONES

MINAS GEMAS & JOIAS

MINERAÇÃO ONÇA PARDA

MULTIGEMAS

MURTA TANURE GEMAS

N GREEN MINERAIS

NACIFSTONES

NARDINI

OTF GEMAS

OUROMINAS

PAIXÃO JOIAS

PAR JOIAS

PB GEMS

PEIXOTO PEDRAS

PELLE GIOIELLI

PENTÁGGONO

PETER VALICEK GEMS

PINKSTONES INTERNATIONAL

PIUBELA JOIAS

PM VOLP

PRIMUS GEMSTONES BRASIL

PURIMETAL

R & R GEMAS

RC GEMAS

RIO DOCE LAPIDARIES

ROMMANEL

RONALDO BARBOSA GEM DESIGNER

SET STONES

SHANA JOIAS

TAVARES GEMS

TOM GOLD

TRANSPORT SERVIÇOS INTERNACIONAIS

VIANNA BRASIL