Nos dias 10 e 11 de abril, em São Paulo, o IBGM e o ICMTC ( Conselho Internacional de Rastreabilidade e Certificação Mineral) participaram da 7ª edição do Compliance & BusinessDay, um importante fórum de discussão sobre o mercado de câmbio e suas respectivas práticas de compliance, promovido pela Associação Brasileira de Câmbio (ABRACAM).
ICMTC apresentou seu sistema de rastreabilidade mineral, com tecnologia brasileira de blockchain.
O evento contou com a participação de diversas instituições financeiras, como bancos, distribuidora de valores mobiliários, corretoras de câmbio, bolsas de valores e de mercados futuros, etc., além de órgãos públicos como Banco Central do Brasil, COAF, Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, entre outros.
Foi uma excelente oportunidade para estreitar relacionamento e parcerias com importantes agentes. O presidente do COAF, Ricardo Liáo, esteve no lounge ICMTC para conhecer o sistema de rastreabilidade de ouro, tendo ficado impressionado com essa iniciativa de autorregulação do setor, sinalizando o agendamento de um próximo encontro para apresentação do projeto para sua equipe.
Ricardo Liáo, presidente do COAF, e Roberto Cavalcanti, presidente do ICMTC.
Gerson Morantti, supervisor de compliance do Banco Central do Brasil, também teve a oportunidade de entender todas as etapas do rastreio que o sistema do ICTMC contempla, desde a extração até o destino final do mineral, abrindo portas para a apresentação desta tecnologia em um fórum maior, com demais colaboradores do BACEN, a ser agendada nos próximos dias.
Em relação à parceria com a Abracam, o ICMTC, no qual o IBGM faz parte do Conselho, seguirá com as tratativas em prol de ações que visam o compliance e a transparência no mercado de ouro, em prol de uma demanda latente da sociedade.
Rogerio Manoel (ICMTC e Instituto Somos do Minério), Roberto Cavalcanti (ICMTC e Instituto Somos do Minério), Eduardo Gama (ICMTC e Certimine), Kelly Massaro (ABRACAM) e Mario Rodrigues (Golden Cash).