NOTÍCIAS
Home - IBGM Informa

2020: o ano da virada

Publicado em 16/12/2019
Mensagem de final de ano do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos

Mesmo o mais empedernido pessimista é obrigado a reconhecer os vários sinais positivos identificados no cenário econômico brasileiro neste final de 2019.

Lentamente, o crescimento do PIB vem se dando pelos investimentos privados, substituindo décadas de dominância do setor público, muitas vezes alimentado com créditos subsidiados e pouco transparentes. A taxa de juros se encontra no mínimo histórico, reduzindo o custo da dívida pública em mais de R$ 100 bilhões por ano e estimulando a contratação de risco e os investimentos na economia real. A inflação deixou de ser um problema e se encontra abaixo da meta estabelecida pelo governo. As agências internacionais que medem o risco do país começam a sinalizar notas mais favoráveis ao Brasil. A reforma da previdência, aprovada em outubro, garante a solvência do setor público pelas próximas duas décadas. O déficit das contas públicas vem caindo e já existe uma perspectiva de recuperação do superávit com a consequente estabilização da relação dívida / PIB.

Todo esse cenário indica que, nos próximos meses, as reformas estruturais, administrativas e tributárias continuarão a avançar, reforçando o alicerce da recuperação econômica. As taxas de juros mais baixas e o Real mais depreciado estimulam o investimento, as exportações, a recuperação da indústria e a geração de novos empregos. Enfim, depois de vivenciar a pior crise econômico-financeira da história da república, o horizonte se apresenta mais promissor para todos os brasileiros. Talvez um pouco menos para aqueles que vivem de dinheiro aplicado no mercado financeiro.

O setor joalheiro ainda conviverá por muito tempo com as cotações do dólar e do ouro mais altas e também com a perspectiva de maior abertura da economia e de incremento da concorrência. Entretanto, esses fatores fazem parte das regras do jogo. O desafio é ser mais produtivo e competitivo.

Finalmente, podemos acreditar que 2020 será o ano da virada. A Presidência, o Conselho de Administração e a diretoria do IBGM desejam a todos um feliz ano novo e um ano de 2020 repleto de realizações.

Tags: ,