IBGM na rede
NOTÍCIAS
Home - IBGM Informa

Vice-Presidente de Relações Institucionais do IBGM entrega Carta de apresentação do setor joalheiro a Jair Bolsonaro

Publicado em 02/12/2019

No último dia 28 de novembro, Carla Pinheiro, Vice-Presidente de Relações Institucionais do IBGM e presidente da Ajorio, entregou em mãos uma Carta ao atual presidente da República, Jair Bolsonaro. O documento apresenta a realidade enfrentada pelo segmento de joias e gemas no Brasil e fala sobre o enorme potencial de geração de riqueza da indústria joalheira do nosso país. O encontro foi promovido pela Firjan e reuniu líderes empresariais do Rio e São Paulo.

O texto apresenta dados importantes que revelam a potencialidade econômica do setor: são mais de 200 mil postos de trabalho e 3 bilhões de dólares por ano de exportações. A inserção da indústria joalheira na economia criativa, uma das mais promissoras do século XXI, também é um ponto de atenção. Em países como Reino Unido e Austrália existem hoje políticas públicas específicas para o desenvolvimento da economia criativa, já antevendo a crise da indústria tradicional. Nossas reservas geológicas, mão de obra, capacidade empresarial reconhecidas mundialmente também são citados no documento como fatores bastante favoráveis para o desenvolvimento.

No entanto, há alguns entraves impedindo o crescimento do setor sendo, os mais urgentes, a alta tributação incidente sobre a cadeia de produção do setor e a ausência de ordenamento eficaz da atividade garimpeira e comércio do ouro. Dentre os inúmeros problemas, a informalidade é um dos principais assuntos apontados no documento.

O Brasil exporta quase US$ 2,0 bilhões por ano de ouro em estado bruto! Caso 20% desse metal fosse manufaturado pela indústria joalheira no país poderíamos agregar mais de US$ 1 bilhão à riqueza nacional!

Além do encontro com o Presidente Bolsonaro à tarde, a Carla Pinheiro também conversou pela manhã com o Senador Arolde de Oliveira e com alguns deputados federais pelo Rio. O destaque foi o Deputado Federal Christino Áureo, nosso parceiro na guerra pelos incentivos fiscais quando estava à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, presente ano passado no Seminário que organizamos todos os anos. Com isso, estamos com contatos importantes também no Congresso Federal.

Então, agora é marcar de perto a possibilidade de encontros mais privados e diretos onde possamos apresentar nossas demandas em detalhes, dessa vez com o aval e vontade política do Presidente da República nos precedendo.