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Os 45 anos do IBGM

Publicado em 12/11/2021

Trajetória de sucesso do Instituto é marcada por inúmeros projetos em prol do setor joalheiro no Brasil

Por Ecio Morais

Pavilhão Brasileiro na Jewellery & Gem WORLD Hong Kong. Ação integrante do projeto de exportação Precious Brazil, realizado em parceria com a Apex-Brasil.

 

Fundado em dezembro de 1977, o IBGM comemorará 45 anos em 2022. Ao longo de sua jornada, o Instituto esteve presente ou protagonizando todos os projetos relevantes para a indústria e o varejo de joias no Brasil.

Mesmo antes de sua fundação, um grupo de empresários – que faria parte de sua primeira diretoria – negociou com o governo federal um amplo programa de desenvolvimento para o setor, contemplando redução nas alíquotas do ICM, do IPI, ações de regularização de estoques, etc.

Durante a década de 80, o Instituto participou ativamente da regulamentação do mercado de ouro no Brasil, particularmente, na formulação da Resolução 1121 do Banco Central, que trouxe legalidade às exportações de joias e metais preciosos.

Nos anos 90, o IBGM promoveu dezenas de projetos para promoção da exportação (via convênio com a Apex-Brasil) e desenvolvimento do mercado interno. Por intermédio desses projetos, por exemplo, duas dezenas de designers de joias estudaram no exterior com de bolsas de estudos obtidas pelo Instituto junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Também criou a TECNOGOLD para fomentar a modernização da indústria, montou o Laboratório Gemológico Dr. Rui Ribeiro Franco e formulou dezenas de cursos, programas de treinamento empresarial e pesquisas de mercado.

Quando assumiu a direção da FENINJER, o IBGM ampliou e modernizou o evento e, desde então, centenas de empresas expuseram na Feira e conquistaram seu espaço no mercado joalheiro. Atualmente, quase todas as exportações de joias e gemas do país são de empresas que participam do Projeto Precious Brazil, desenvolvido pelo IBGM em parceria com a Apex-Brasil.

O Instituto é hoje reconhecido no Brasil e no exterior como a principal entidade representativa do setor joalheiro junto aos órgãos de governo nas diferentes esferas de poder. Durante esses quase 45 anos, o IBGM sempre esteve defendendo os interesses da cadeia produtiva como um todo, procurando “preservar a floresta”, ainda que durante esse processo algumas árvores tenham perecido.

Ao longo do próximo ano, o Instituto promoverá uma ampla agenda de eventos, promoções e projetos para comemorar a data e contar um pouco dessa história construída com muito sacrifício e desprendimento dos empresários pioneiros, que sempre acreditaram em um setor forte, organizado, moderno e voltado para o desenvolvimento do Brasil.