informa
IBGM participa do debate para impulsionar as exportações no ‘I Encontro Nacional de Indústria e Serviços’, promovido pela ApexBrasil
Publicado em 07/03/2024Com a presença do vice-presidente da República e titular do MDIC, Geraldo Alckmin, evento foi marcado pela discussão das estratégias da Nova Política Industrial e apresentação das novas diretrizes para os projetos setoriais de exportação
Na última terça-feira (5), o IBGM participou do ‘I Encontro Nacional de Indústria e Serviços’, promovido pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), na sede da FIESP (Federação das Indústrias de São Paulo), que teve como objetivo estreitar a relação entre o setor público e privado para impulsionar as exportações, discutindo tendências, oportunidades e perspectivas futuras.
Com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, do presidente da FIESP, Josué Gomes, e representantes do governo e dos mais de 30 setores produtivos parceiros da Agência, o evento foi marcado pelo debate das agendas estratégicas para indústrias e serviços e as perspectivas dos integrantes destes complexos setoriais no contexto da Nova Política Industrial, a fim de integração das ações.
Nova Indústria Brasil
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, destacou os pilares de inovação e sustentabilidade para a Nova Indústria Brasil e a reinserção do país no mercado global, além de abordar a reforma tributária como estratégia para impulsionar à exportação, simplificando e reduzindo custos. “Hoje quem exporta acumula crédito…à medida que ela acaba com a cumulatividade, desonera completamente investimento e desonera completamente exportação….”.
Roseli Duque, presidente do Instituto, ressaltou que os temas abordados pelo vice-presidente renovam a esperança de um ambiente mais próspero para o setor industrial a médio e longo prazos.
Novo mapa estratégico para os projetos setoriais de exportação
Com relação ao Novo Mapa Estratégico da ApexBrasil até 2027, a diretora de negócios da agência, Ana Repezza, apresentou os 3 eixos estratégicos que nortearão as ações e parcerias durante esta gestão, pautados em atender às demandas da sociedade global e às necessidades do planeta: imagem, sustentabilidade e diversificação.
Neste sentido, os projetos setoriais – a exemplo do Precious Brazil, desenvolvido pelo IBGM em parceria com a ApexBrasil -, devem contemplar iniciativas alinhadas a essa visão.
Clarissa Maciel, gerente de projetos do Instituto, pontuou que o atual convênio (2024-2026) já atende grande parte das novas diretrizes. “70% das empresas exportadoras do Precious Brazil têm cargos estratégicos liderados por mulheres. Além disto, temos marcas internacionalmente reconhecidas por suas práticas sustentáveis e outras por seus projetos socioambientais”. Por fim, ela ressaltou: “Posicionar o Brasil no cenário internacional como protagonista nos temas de sustentabilidade, diversidade e valorização feminina será extremamente positivo para elevar a percepção de valor das nossas indústrias frente à acirrada concorrência global”.
Confira a cobertura completa aqui