Recentemente adquirido pela Associação, o equipamento de análise por espectrômetro de fluorescência de raio X faz avaliação rápida do metal sem danificar a joia
A partir deste mês, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Joias de Ouro Certificado (AMAGOLD) amplia sua grade de certificações e análises com um novo serviço de avaliação do teor de ouro nas joias.
A entidade acaba de adquirir um dos mais modernos equipamentos de análise por espectrômetro de fluorescência de raio X não destrutiva do mercado, o Goldscope® 510 da Fischer. Com ele é possível determinar e comprovar a qualidade do teor do ouro na joia adquirida, sem a necessidade de destruí-la. Trata-se de um teste rápido, observando-se os controles de calibração, com precisão de +- 0,1%.
O serviço inclui a emissão do documento ‘Laudo de Teor’, que contempla todas as medições (ouro e ligas), além da foto da joia.
De acordo com o presidente da Associação, Francisco Laterza, “esse documento agrega valor à joia, sendo uma ótima opção para agentes do setor como, por exemplo, designers e pequenos ateliês, que não têm o selo AMAGOLD em seu estabelecimento, mas que, a partir de agora, podem entregar um certificado ao cliente que atesta a qualidade do ouro do produto que está sendo adquirido”.
O equipamento também permite o serviço de análise detalhada de todos os componentes da joia, atendendo as normas internacionais EN61010, DIN ISO3497 e ASTM B 568 e nacionais ABNT NBR ISO 9202:2016. Disponível para associados e não associados, os serviços podem ser agendados diretamente com a AMAGOLD pelo telefone sac@amagold.com.br ou telefone 11 3285-2925.