informa
IBGM e GovRisk promovem seminário sobre sustentabilidade e conformidade no mercado de ouro
Publicado em 06/11/2025Evento online, em 13 de novembro, abordará o impacto da reforma tributária, da alta nas cotações e do avanço regulatório sobre a cadeia produtiva da indústria joalheira.

Brasília, 6 de novembro de 2025
O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), em parceria com a consultoria britânica GovRisk, realiza no dia 13 de novembro, das 14h às 18h, o seminário online “O novo sistema tributário, a alta nas cotações do ouro e o avanço dos mecanismos de fiscalização e regulação”. O encontro reunirá especialistas e representantes do setor produtivo, financeiro e regulatório para discutir caminhos de sustentabilidade, rastreabilidade e conformidade no mercado de ouro.
O evento ocorre em um contexto de profundas transformações no ambiente de negócios, marcado pela reforma do sistema tributário, pela alta nas cotações do ouro e pelo endurecimento dos mecanismos de fiscalização. Esses fatores impõem desafios à competitividade e à formalização da cadeia produtiva da indústria joalheira, especialmente para empresas de mineração de médio e pequeno porte.
Conforme o IBGM, o novo cenário exige coordenação entre o setor público e o setor privado, com foco em transparência, rastreabilidade e governança. “O novo cenário exigirá dos atores que operam no ecossistema da indústria joalheira e da mineração de ouro e gemas, sejam eles públicos ou privados, uma ação articulada e proativa em busca de uma melhoria no ambiente de negócios, de uma maior transparência nas relações comerciais dentro da cadeia produtiva e por fim, de uma maior rastreabilidade e sustentabilidade na mineração e distribuição do metal precioso.”, afirma Ecio Morais, diretor-executivo do IBGM.
O seminário trará reflexões sobre o histórico do mercado de ouro no Brasil e sua trajetória de formalização, com destaque para a experiência dos anos 1980, quando o país passou da informalidade à 10ª posição no ranking mundial de produção. A palestra de abertura será ministrada pelo Dr. Geraldo Magela Siqueira, ex-secretário executivo do Banco Central do Brasil e especialista em câmbio e capitais internacionais, que abordará o papel da regulação e das parcerias institucionais na construção de um mercado mais íntegro e competitivo.
A programação inclui painéis sobre rastreabilidade, ameaças e oportunidades regulatórias, reforma tributária e o mercado de ouro no contexto da PLD/FT no Brasil. Participam também Roseli Duque, presidente do IBGM, e Cesar Pastore, diretor da American Bar Association (ABA).
O encontro integra o programa “Combatendo o Financiamento do Terrorismo na América do Sul”, conduzido pela American Bar Association Rule of Law Initiative (ABAROLI), em cooperação com o IBGM e a GovRisk. A iniciativa busca fortalecer capacidades técnicas e promover a cooperação público-privada na prevenção de ilícitos financeiros e no aprimoramento dos controles internos do setor.
O IBGM reforça a importância da participação de empresas, gestores e representantes da cadeia joalheira no debate. “A legalidade e a integridade são fundamentos para um setor de ouro sustentável e competitivo, capaz de gerar valor e confiança em toda a sociedade”, destaca Ecio Morais, diretor-executivo do Instituto.
Serviço:
Data: 13 de novembro
Horário: 14h às 18h
Formato: Online (via Zoom)
Inscrição gratuita até 12 de novembro
Clique aqui para se inscrever