 
						informa
ADPF ajuizada pelo IBGM é destaque em reunião do ‘Fórum de Entidades’ do IBRAM
Publicado em 28/10/2025Ação judicial do Instituto que reforça debate sobre autonomia e eficiência da ANM recebe apoio do setor mineral durante o encontro em Salvador.

O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) participou, no dia 27 de outubro, em Salvador, da reunião do “Fórum de Entidades”, promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), realizada na véspera da abertura da sua tradicional Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – EXPOSIBRAM 2025.
No centro dos debates esteve o tema da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) ajuizada pelo IBGM, que questiona o contingenciamento de recursos orçamentários da Agência Nacional de Mineração (ANM). A iniciativa do IBGM foi reconhecida como uma medida importante para fortalecer a autonomia e a eficiência da ANM, recebendo manifestação unânime de aprovação durante o encontro.
Entre os presentes estavam diretores do IBRAM, o deputado federal Arnaldo Jardim, o ex-presidente da ANM, Victor Bicca, além de representantes de diversas associações de classe ligadas ao setor mineral.

Encerrando as atividades do dia, a vice-presidente de Relações Institucionais do IBGM, Carla Pinheiro, representou o Instituto na cerimônia de abertura da EXPOSIBRAM 2025, ao lado do presidente do IBRAM, Raul Jungmann, reforçando o papel do IBGM na defesa institucional e no fortalecimento do setor de mineração de gemas e metais preciosos.

 
						