Joalheiros estrangeiros somam cerca de U$700 mil em pedidos na 74ª FENINJER
Realizada semana passada no Transamérica Expo Center, a feira recebeu mais de 10 empresas sediadas nos Estados Unidos e América Latina
O IBGM é responsável por analisar as necessidades técnicas do setor e identificar e ofertar os instrumentos e as documentações que colaboram para o cumprimento profissional da agenda das empresas e a melhoria dos padrões de qualidades e produtividade do setor.
Na sua gama de serviços técnicos destacam-se o Laboratório Gemológico Dr. Rui Ribeiro Franco – que emite documentos de identificação e classificação de gemas e diamantes lapidados e realiza ensaios técnicos para emissão de laudos, perícias e pareceres gemológicos de gemas coradas e diamantes lapidados – as consultorias jurídica e de exportação e a produção de fotografias still.
Uma das áreas estratégicas de atuação do IBGM é acesso aos mercados, objetivando o fomento comercial da cadeia produtiva do setor.
É de responsabilidade do Instituto a promoção e facilitação das empresas brasileiras aos diversos canais de comercialização no Brasil e no exterior, por meio da organização e promoção (e ou apoio) de feiras setoriais, rodadas de negócios e trunk show, da realização de projetos destinados à imagem e à comunicação externa, da elaboração e execução de iniciativas de atração de compradores estrangeiros ao Brasil e do apoio às ações individuais de comunicação e marketing nos mercados-alvo de joias e gemas.
O IBGM se vale de mecanismos informacional e técnico para obter resultados em suas atuações estratégicas no ambiente interno e externo das empresas. Visando a melhoria da competitividade da indústria e do comércio, compete ao Instituto a capacitação técnica e gerencial por meio de cursos, workshops, palestras e oficinas.
Buscando cenários e condições gerais para a abertura e desenvolvimento dos negócios, ou ainda, o posicionamento dos produtos e a formação de imagem dos setores que compõem a cadeia produtiva joalheira, lhe compete também a realização e divulgação de estudos e pesquisas temáticas e setoriais e levantamentos de dados estatísticos para nortear as empresas.
O IBGM atua de acordo com as diretrizes de governança corporativa, norteado pelo seu Código de Conduta e Ética que rege os princípios orientadores para qualquer organização comercial ou industrial atuante na cadeia produtiva joalheira no Brasil.
O Instituto é ainda signatário do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade e autor do Programa Sou Formal, Sou Legal por não tolerar o mercado ilegítimo de joias, gemas e metais preciosos, defendendo o combate ao contrabando, ao descaminho e à informalidade. E parceiro da Associação Brasileira dos Fabricantes de Joias de Ouro Certificado por disseminar a certificação e conformidade dos produtos.
O IBGM congrega as empresas e entidades de classe representativas dos setores de joias, gemas e metais preciosos, atuando na representação e defesa, em âmbito nacional e internacional, em todas as esferas, perante as entidades públicas e privadas, os interesses gerais do setor e de seus associados.
O Instituto é responsável por articular ações e convênios junto aos órgãos e entidades dos governos Federal, Estadual e Municipal, por formular propostas ao Congresso Nacional e aos órgãos internacionais e por acompanhar junto aos poderes Executivos e Legislativo as normas regulamentadoras e os dispositivos legais de interesse da cadeia produtiva.
O IBGM dispõe de um departamento especializado para atender as empresas do setor na identificação de mão de obra qualificada. Com um extenso banco de currículos de profissionais especializados, a Bolsa de Empregos é responsável pelo serviço de recrutamento e seleção de pessoal administrativo, comercial e de produção, do chão de fábrica aos cargos de gerência, em âmbito nacional.
Anualmente, também realiza a Pesquisa Salarial da indústria de joias e atualiza o documento referencial de Descrição de Cargos que orienta o setor sobre as competências, atribuições e requisitos para mais de 75 cargos administrativos e de produção.
Profissionais atuantes nos segmentos de joias e/ou pedras preciosas (industriais, comerciantes atacadistas ou varejistas, ourives, designers e vendedores), estudantes de áreas correlatas ou qualquer pessoa que tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o universo das gemas. mais informações
Adote um mindset disruptivo,(re)defina novos modelos de negócio e ponha em prática as receitas de sucesso. mais informações
Este curso tem como objetivo principal apresentar as principais tendências que influenciam os negócios no futuro, com detalhadas predições passíveis de serem usadas na decisão de gestão. mais informações
Realizada semana passada no Transamérica Expo Center, a feira recebeu mais de 10 empresas sediadas nos Estados Unidos e América Latina
Essa semana, a ação Brazilian Minerals, integrante do projeto de exportação Precious Brazil, está recebendo dois compradores húngaros na cidade de Soledade, importante polo de gemas do Rio Grande do Sul.
O Precious Brazil fecha nova parceria com o marketplace Blanc Fashion, uma ferramenta digital para marcas e varejistas internacionais.
A nova IN RFB nº 2049/2021
Na próxima terça-feira, dia 24 de maio, às 19h30, o setor joalheiro celebrará a realização de um sonho: a inauguração do Polo Joalheiro José Pascoal Costantini, um condomínio empresarial de 78.000m², localizado às margens da Rodovia Washington Luiz, no município de São José do Rio Preto – SP.
ABNT abre consulta pública para a norma ‘Desenho técnico – Representação gráfica de joias – CEE-237’ até 25 de abril