nossa história
Home - ibgm é
ibgm é

Filosofia

O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.

Sua filosofia de trabalho está pautada pela ética e transparência de suas atividades, seguindo o cumprimento das leis que direcionam a prática de seus negócios e relacionamentos.

A atuação do Instituto acontece estrategicamente de forma integrada em três áreas:

  • Ambiente interno às empresas: capacitação e melhoria da competitividade da indústria e do comércio, que compõem os diversos segmentos da Cadeia Produtiva.
  • Ambiente externo às empresas: promoção e melhoria das condições gerais para a abertura e desenvolvimento dos negócios (legal, fiscal, administrativo, mercado/consumidor), considerando as especificidades dos segmentos da Cadeia Produtiva representada.
  • Acesso aos mercados: promoção e facilitação do acesso das empresas aos diversos canais de comercialização, no Brasil e no exterior, buscando sempre a satisfação do consumidor.

Os mecanismos de intervenção utilizados nas suas áreas de atuação compreendem ações de âmbitos:

  • Político-Institucional: defesa de interesses dos segmentos representados.
  • Informacional: estudos, pesquisas, estatísticas e difusão de informações.
  • Técnico: capacitação técnica e gerencial e serviços técnicos.
  • Promocional: promoção/execução ou apoio a feiras e eventos do Setor, no Brasil e no exterior, de imagem e posicionamento, além de apoio à promoção direta junto ao consumidor.

IBGM FAZ

O público-alvo a quem se destina os resultados de suas ações são empresas da indústria e do comércio de todos os elos da cadeia produtiva, com ênfase para aquelas que pertencem ao seu quadro de sócios, incluindo as associações estaduais filiadas.

Filosofia
O IBGM tem como missão promover a integração e ser um agente propulsor
do desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva.